quarta-feira, março 26, 2008

Unidades de Conservação

O Brasil tem posição de destaque no contexto mundial por fazer parte do grupo de 15 paises conhecidos como megadiversos, que obtém juntos 70% de toda biodiversidade do planeta. Sendo um país privilegiado por ter grandes florestas e diversidade de ecossistemas. Contudo não basta ter sem conservá-los. Esse magnífico patrimônio chamado biodiversidade está presente em todas as regiões do país, cada região com suas características próprias.

Para manter conservado esse tesouro nacional foi criado ao longo de várias décadas parque, reservas e unidades de preservação e manutenção da fauna e flora nacional. Que fazem parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (S.N.U.C.) e estão divididos em Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. Cada uma com diversas categorias de manejo. As de proteção integral são classificadas de estação ecológica, reserva ecológica, parque nacional ou estadual, monumento natural, refúgio da vida silvestre. Já as de uso sustentável é área de proteção ambiental municipal ou estadual, área de relevante interesse ecológico, floresta nacional, floresta estadual, reserva extrativista ou de fauna, reserva de desenvolvimento sustentável, reserva particular de patrimônio natural.

Em geral, todas as categorias visam à preservação e manutenção de um local de natureza exuberante e muitas vezes intacta para a conservação de espécies da fauna e flora nativas e endêmicas (só existente no local), além de possibilitar a pesquisa cientifica e observação de animais em seu habitat natural. Muitos são utilizados para educação e conscientização ambiental de jovens e adultos, principalmente as crianças. Em algumas categorias é proibida a visitação pública, só permitida a entra para fins educacionais com autorização prévia, que é o caso das Estações Ecológicas, Reservas Biológicas. Mas todas as modalidades sem exceção estão condicionadas ao Plano de Manejo das Unidades de Conservação.

Observou-se que no Brasil as Áreas de Proteção Ambiental (A.P.A.), Áreas de Relevante Interesse Ecológico (A.R.I.E.), Florestas Nacionais (F.N.) e Reservas Extrativistas (R.Ex.) somam 55,90% do total de Unidades de Conservação Federais, um pouco mais da metade do número de áreas naturais protegidas no Brasil, constituindo unidades de uso sustentável. Correspondendo a 44,10% do total, as unidades de conservação de proteção integral dividem-se entre as categorias Parque Nacional (P.N.), Reserva Biológica (R.B.) e Estação Ecológica (E.E.). Com o objetivo maior da conservação integral dos recursos naturais.

As principais diferenças nas categorias estão na possibilidade de visitação, acesso a toda extensão da unidade, domínio publico ou privado, manutenção do bioma intacto ou transformação da área para atividades de lazer, ecoturismo, educação ambiental e centro de pesquisas na reserva. Essas iniciativas visam estabelecer um desenvolvimento pautado em crescimento sustentável com a floresta de pé.

quinta-feira, março 13, 2008

Deixe a vida passar

Lugares como o Rio da Madre da Guarda do Embaú deve ser admirado e conservado para poder existir por mais muitas gerações. Hoje já apresente altos índices de poluição, mas ainda dá tempo de lutar por esse pedaço do paraíso.
Venha, faça parte dessa paisagem

Natureza pede Socorro

A natureza é um bem muito precioso para ser destruído.

É um dever de todos os cidadão cuidar do planeta em que vivemos, caso contrário as belezas naturais vão acabar.

sexta-feira, março 07, 2008

Alimente a Vida

Bromélias são muito comuns nas trilhas de Florianópolis, essa foto foi tirada na trilha da Praia dos Ingleses. Chamada Caminho do Engenho.

Na ilha existem vários grupos de caminhada, realizei essa com o Trilha Floripa

Participe dessa Festa!

Pós em Ecologia

Uma ótima notícia para os interessados em uma carreira ecologia.

A Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC lançou o Programa de Pós Graduação em Ecologia neste ano. Esse projeto visa melhorar a qualificação profissional na área ambiental. Hoje uma área muito visada e necessária em quase todos os setores. As inscrições foram realizadas no mês de fevereiro.

Isso mostra como é importante e essencial a conciliação do desenvolvimento sustentável e ecologicamente viável.

Pense no futuro seja Consciente

quinta-feira, março 06, 2008

Crie raízes

Deixe-se envolver pela Natureza!
Lute por um mundo mais Verde!

Respirou ar puro esse mês?

Você já foi ao Parque Ecológico de Córrego Grande?
É aquele ali bem perto de você, dentro da cidade.
Então vá! Visite o viveiro e a estufa de plantas nativas! Pegue uma muda plante no quintal! Você não tem quintal? Plante no vizinho, na casa de amigos ou mesmo um vaso. Faça uma caminhada pelas trilhas do parque. Que inclui um trilha adaptada para portadores de necessidades especiais.
Leve a família, os amigos para um piquenique. Há dois quiosque reservados para alimentação.O parque em seus 21 hectares ainda oferecem um parque infantil, uma brinquedoteca, quadra poliesportiva, além de dois lagos com pesca esportiva. Outro atrativo do parque são as aulas de educação ambiental, Yoga e Tai Chi.

O que está esperando?
Não perca mais tempo!

Que quiser mais informações basta ir ao parque ou ligar para o telefone (48) 3234-6049

Idéia de Sucesso

No mundo existe varias pessoas e instituições interessados na preservação do nosso bem estar, que depende muitas vezes da conscientização. Viver de forma mais sustentável, sem gastar muitos recursos da natureza ou utilizados de forma o menos danosa para a natureza.

Um dos exemplos mais marcantes com que tive contato foi o caso da comunidade Goura-Vrindávana, em Parati, Estado do Rio de Janeiro. Onde foi cria uma comunidade e um projeto rural que não destruir nada da mata nativa para transformá-la numa fazenda produtiva. Um dos melhores exemplos que é possível viver em harmonia com o Ambiente usufruindo de suas riquezas sem destruição e com respeito a natureza. Um agronegócio sustentável e com respeito a natureza.

No local tem possibilidade de visitação e hospedagem.

Vale a pena conhecer e se apaixonar por essa iniciativa.