domingo, maio 18, 2008

Tenha ações corretas


Nos dias de hoje é muito comum encontra em vários lugares informações sobre cuidados diários que devemos ter para ajudar a preservação do planeta. Após ler diversos artigos, notas sobreo assunto recolhi o que achei mais importante a ser lembrado.

· Mudando alguns hábitos é possível reduzir os impactos que causamos ao ecossistema. Os cuidados com a natureza que nos cerca devem ser diários

·
Uso consciente da celulose, sempre que possível compre papel reciclado; só descarte quando já estiverem esgotadas todas as possibilidades de uso; imprimir sempre dos dois lados da folha; de preferência aos papeis não clorados, sem passar por processo de branqueamento reduzindo o uso de químicos no processo.

·
Peça livros emprestados em vez de comprar; use a biblioteca com mais freqüência; baixe obras pela internet; utilize os sebos, uma opção barata e renovável; doe ou venda os seus livros velhos; compre livros de papel reciclado ou papel jornal.

·
Evite o uso de materiais descartáveis; troque o coador pelo de pano ou cafeteira de fogão a coador de papel, use pano não toalhas de papel; opte por aparelhos de barbear ou para depilação elétricos ao invés de laminas descartáveis; lentes de contato de maior duração; diminua o consumo de pilhas de uso único, use recarregáveis.

·
Prefira produtos que sejam duráveis, mesmo que possam custar mais a princípio, com o tempo valerá a pena; Procure recuperar, consertar, renovar aquilo que você já possui ao invés de comprar coisas novas; consuma apenas produtos de real necessidade, não se deixe seduzir pela propaganda;

·
Resista às embalagens pequenas, pois geram mais lixo e menos economia; prefira os produtos concentrados aos diluídos; use embalagens retornáveis, sacolas de pano e recipientes de vidro, que tem maior pós-uso; mude para produtos de limpeza biodegradáveis, gerando assim menos resíduos tóxicos nos rios e mares; abandone as mercadorias em embalagens de isopor, por ser um derivado de petróleo.

·
Use racionalmente a água no banho, aos escovar os dentes, quando lavar louça, calçadas, ou qualquer superfície; adote produtos de pouco impacto ao meio ambiente e em pequenas porções;

·
Se você não usa mais alguma coisa, Doe, venda ou troque. Faça com que os bens de consumo já existentes possam circular, para que novos bens não precisem ser fabricados.

·
Com relação aos alimentos evite consumir alimentos industrializados; Procure consumir alimentos frescos ou com o mínimo de embalagem; Compre alimentos nacionais da estação, os importados costumam conter muitos agrotóxicos para permitir a conservação para a exportação; Dê preferência aos alimentos orgânicos. Sem adição de agrotóxicos; Evitam assim a contaminação da água de rios, nascentes e mares.

·
Em aventuras na natureza, como trilhas e acampamento, tenha muito cuidado com o lixo produzido, sempre trazendo de volta, nunca o enterre ou queime; não sai da trilha para não agredir mais o terreno e destruindo plantas e raízes; Bons locais de acampamento são encontrados, não construídos, não corte nem arranque a vegetação; é vetada a possibilidade de alterar a estrutura do local, construindo valas, bancos, mesas, etc, removendo pedra e sem deixar rastros de suas passagem.

·
Por último, tire apenas fotografias, não leve nada desde plantas, rochas, frutas, sementes, conchas até animais; deixe apenas leves pegadas, leve para casa apenas suas memórias; e sempre que perceber agressões ao meio ambiente denuncie aos órgãos responsáveis.

Um comentário:

Flora Neves disse...

Betina, uma sugestão. Dar um espaço entre um item e outro, vai facilitar a leitura, lembra que o professor disse pra termos cuidado com isso!!! Mas ficou demais está seção de UCs de Floripa, show mesmo!
Abraço(*_*).