segunda-feira, maio 26, 2008

Ilha Preservada

Parque Municipal da Lagoinha do Leste

Florianópolis conta com quase todas as modalidades de unidades de conservação. Apresentando dentro da ilha duas RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) a Morro das Aranhas no Santinho e a Menino Deus atrás do Hospital de Caridade. A primeira de restinga e a segunda de Floresta Atlântica. Todas com programas de pesquisa e educação ambiental.

Além do Parque Ecológico do Córrego Grande, aberto para visitação, ainda tem a Estação Ecológica de Carijós e a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, que por serem Unidades de Proteção Integral a visitação é proibida, sendo usadas apenas para conservação, estudos e pesquisas científicas. A do Arvoredo que é um arquipélago composto por quatro ilhas (Deserta, Galé, Calhau de São Pedro e Arvoredo) apresenta um ponto permitido para mergulho, mas com várias restrições. A de Carijós foi criada para proteger ecossistemas de Mangue, formada por dois manguezais o do Saco Grande e do Ratones.

Os mais conhecidos locais de preservação da ilha são classificados como parques municipais, apenas o Parque do Rio Vermelho é Estadual. O Parque da Lagoa do Peri, da Lagoinha do Leste, da Galheta, do Maciço e o do Morro da Cruz são todos administrados pelo órgão do município a FLORAM . E o Parque Desterro em Cacupé é administrado pela UFSC. Outra área pouco conhecida como de preservação são as dunas da ilha, tanto da Joaquina, do Campeche, da Armação, da Lagoa da Conceição, do Pântano do Sul, do Santinho, dos Ingleses e de Moçambique.

As Unidades de Usos Sustentáveis da ilha são a Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé, onde o bioma dominante é o manguezal, a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca e a Área de Proteção Ambiental de Anhatomirim, mesmo localizada no Município de Celso Ramos.

Nenhum comentário: