terça-feira, junho 03, 2008

Juventude ambientalista

A aposta para um futuro mais promissor está nos jovens. Como a mente mais aberta e maior consciência dos problemas causados pelos danos ambientais e a uso desordenado do meio ambiente.

As crianças e jovens são o futuro do planeta. Quantas vezes já ouvimos isso na televisão, nos jornais, em todas as formas de comunicação? E isso não está errado. Quem tem o poder de mudar as coisas senão os jovens. Sempre eles, em todas as épocas, em grandes momentos históricos, o movimento de estudantes, passeatas pela paz, pelos animais, lá estão milhares de representantes da força juvenil para incentivar as mudanças.

Não estamos falando só de mobilização de massas, mas sobre educação, conscientização. Quando é preciso difundir uma idéia, uma informação por onde começa as campanhas? Pelas crianças. Os mais novos acabam por dar o exemplo. Podemos observar isso nas campanhas de reciclagem, coleta seletiva, educação no trânsito, uso consciente da água entre outras. Por quê? Além de assimilar com mais facilidade as informações ao repassarem causam mais impacto e credibilidade que outras pessoas.

Em relação à natureza não é diferente. Todos os projetos, ações campanhas para preservação, manutenção e conservação do meio ambiente, tem uma parte ou toda ela dedicada à educação ambiental infantil. Sendo realizadas palestras em escolas, visitas a reservas, parque e unidades de conservação. Algumas das reservas biológicas onde visitas são proibidas, a realização de passeios com crianças do ensino fundamental é a única autorizada.

Lagoinha do Leste

Outro movimento ligado à conscientização de pessoas passa pelos jovens, a Cooperativa Mãos na Mata realiza, em média, dois plantios de mudas nativas em áreas de mata ciliar devastas com o envolvimento da comunidade atendida pelo projeto. Nessas ações são convidados todos os moradores da região incentivados pelas crianças, conscientizando assim adultos e jovens.
O projeto da Família Casca e da Compostagem de resíduos urbanos e hortas escolares atuam na criação de pátios de compostagem e hortas em escolas e creches de Florianópolis e região.

Educando não só os alunos como os professores e servidos dos colégios. A realização dessas ações visa à mudança de hábitos e conscientização de que os recursos naturais podem ser utilizados ao nosso favor sem degradação. Esses projetos incentivaram não apenas a reutilização de resíduos orgânicos, como materiais reciclados e uma melhor alimentação das crianças, que passaram a comer mais verduras e frutas.

Locais como o Parque Ecológico do Córrego Grande, o Parque Municipal do Rio Vermelho e o Parque Municipal da Lagoa do Peri apresentam ações constantes e permanentes de educação ambiental ou dentro dos parques ou nas escolas para divulgas suas campanhas. A partir do próximo verão a Reserva Biológica e Marinha do Arvoredo vai contar com uma estação na ilha para a educação ambiental, hoje o trabalho é realizado apenas com as escolas das proximidades do arquipélago, como bombinhas e região.

Atualmente é possível encontra curso e especializações no temas ecologia e meio ambiente. Foi lançada no ano passado e teve inicio as aulas na pós-graduação em ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para interessando em fazer cursos manejo do meio ambiente entre outros as organizações, institutos e associações de Florianópolis disponibilizam os cursos dos mais variados, basta querer.
Estes atos em defesas do meio ambiente e da biodiversidade são de vital importância para continuar a existirem locais de beleza intocada e preservada.

Um comentário:

Flora Neves disse...

É isso ai Betina, gostei de ver a matéria e de me ver lá na fotinho!
E isso aí!(*_*)